ALBA - um carro Português

A Alba foi um automóvel português dos anos 1950 muito original, construído e desenvolvido pela empresa Fábrica Metalúrgica ALBA de Albergaria a Velha, no ano de 1952. Inteiramente desenhado por António Augusto Martins Pereira. Continha 1500cc (motor também desenhado por ele) de 90 cv, 4 cilindros, duas velas por cilindro, duas árvores de cames à cabeça e 4 velocidades que atingia 200 km/h.
Os primeiros dois automóveis construídos pela ALBA possuíam uma carroçaria de fibra de vidro inspirada nos carros desportivos italianos da época.
 Já o seu terceiro e último modelo utilizava um estilo original mais britânico, sendo mais curto e com formas menos curvas mas mais conservadoras.



ALBA na verdade significa fábrica de Albergaria-a-velha, criada por Augusto Martins Pereira. Nos anos 50 seria a fábrica metalúrgica mais importante em Portugal, com representação no Ultramar.
 Mas ALBA é também o nome de um automóvel concebido e fabricado em Portugal, nos anos 50. Martins Pereira nunca teve efectivamente ambição de criar uma fábrica de automóveis, apenas pretendeu construir um carro seu por “por pura distracção e divertimento” como refere anos mais tarde em entrevista, claramente influenciado por outros automóveis portugueses da época, como o FAP ou DM.

Tampa de esgoto criada pela ALBA
O primeiro automóvel ALBA foi desenhado e construído em 1952 por António Augusto de Lemos Martins Pereira, Francisco Corte Real Pereira, e Ângelo de Oliveira e Costa, sobre um chassis Fiat 508C, com o número 508-C-229808. Possuia um motor Fiat de 1089 c.c. modificado, para competir na categoria específica de Sport para carros com cilindradas de 750cc até 1100cc, tendo-lhe sido atribuida a matrícula OT-10-54.





Face à alteração de regras de limite de classe, pelo Automóvel Club de Portugal para o ano de 1954, foi consultada a Maserati para compra de um novo motor. O preço apresentado de 89 contos levou à resposta imediata de Martins Pereira: “por esse preço faço eu um!“
É então que é desenvolvido o motor ALBA 1500, com1490cc que podemos considerar como o auge da tecnologia automóvel portuguesa.

Fundido em molde de areia na Fábrica de Albergaria, com 4 cilindros de inspiração Maserati, com 2 válvulas por cilindro, este o motor ALBA possui a configuração “Twin Cam”, com duas árvores de cames e a cabeça e duas velas por cilindro para optimização da combustão, sendo alimentado por dois carburadores Solex 36 com distribuidores Bosch fabricados propositadamente para o ALBA, e que ocasionou a deslocação de responsáveis da marca alemã a Albergaria.


Em Agosto de 1955, vence o Rali a Guimarães e é vencedor absoluto do Rally do Vinho do Porto à Régua.
O ALBA OT-10-54 encontra-se no Museu do Caramulo no seu estado original, sendo propriedade de António Augusto de Lemos Martins Pereira, tendo participado recentemente no Caramulo MotorFestival, pilotado por Salvador Patrício Gouveia.
Texto: Francisco Lemos Ferreira / Jornal dos Clássicos



Poderá ver outro video que não foi possível colocar aqui, no seguinte link:




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